sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Palco das dádivas ou do desapego! :)

Para esclarecer melhor como vai funcionar nosso "Palco das Dádivas" ou "Palco do Desapego" no Bazar Vegano segue texto escrito pelos integrantes da casa da lagartixa preta explicando a ideia!

Vai funcionar igualzinho lá no bazar! Só que só vai durar um dia!

Para saber mais sobre a casa da lagartixa preta e sua estante das dádivas que é um dos projetos permanetes lá acesse: http://www.ativismoabc.org/index.php?option=com_content&view=article&id=2&Itemid=4

Fazendo uma sala, estante, baú ou balcão de dádivas

O Ativismo ABC, na Casa da Lagartixa "Malagueña Salerosa", buscando favorecer a solidariedade, a gratuidade e a reciclagem, criou em 2004 um baú de dádivas, que mais tarde transformou-se numa estante> de dádivas.
A idéia foi baseada nas salas do "desapego" existentes em algumas okupas libertárias, e é análoga à proposta de "loja grátis" existente em outros lugares.

A proposta é simples: ter um espaço em que as pessoas possam deixar objetos que já não usam mais (mas em bom estado) ou mesmo novos, e também possam retirar objetos que lhes interessem. Ninguém é obrigado a deixar nada ao pegar, nem a pegar nada ao deixar. Pode-se pegar o que quiser.

A intenção é contrariar a lógica da troca imediata no sistema mercantil. Bem como aproveitar objetos que já existem sem ter de produzir ou comprar.

O vínculo que se cria através dessa prática é muito mais aberto e a longo prazo, há um mistério sobre quem deu ou quem poderá retirar o que é doado (ainda que bilhetes, poemas e recados junto aos itens sejam bem-vindos), o que propicia um certo encantamento. As pessoas acabam criando vínculos com o lugar, e aos poucos com o ambiente e a comunidade que circunda o baú, estante, balcão ou "loja grátis". E os membros daquela comunidade também aproveitam para conseguir
coisas interessantes gratuitamente.
Qualquer coisa em bom estado pode ser doada e isso vai desde livros, roupas, sapatos, bolsas, discos, CDs, peças de computador,artigos de cozinha, artesanato, o que vier!

Na experiência que temos na Casa da Lagartixa Preta, a tendência é que haja um aumento grande dos itens doados em um curto prazo (o que nos levou a trocar o baú por uma estante). O ritmo das retiradas pode ser lento, mas a longo prazo ele se estabiliza.
Vale também, por parte dos organizadores, que façam uma limpeza periódica do espaço, retirando peças em mau estado ou que permaneceram muito tempo (um ano parece ser um período interessante,
mas isso varia conforme a experiência local) sem serem retiradas.
Como o Ativismo ABC também tem uma biblioteca e vende em sebo os livros repetidos ou menos adequados à nossa proposta, é o próprio coletivo que aproveita as doações de livros, por exemplo.
Grande parte dos membros do Ativismo ABC conseguiu muitas coisas interessantes da estante - camisetas, patches, CDs e até aparelhos eletrônicos.

Faça a sua em seu local de trabalho, escola, centro comunitário,local de reuniões, biblioteca etc. É muito fácil!

Um comentário:

  1. Pode também fazer um desses na sua okupa, debaixo da sua lona preta, no seu sítio, na sua agrovila, na beira da estrada, onde preferir! ;o)

    ResponderExcluir